7.3.06

Mudança de Tema - Oscar para Racismo

Ontem quando acordei, já sabia sobre o que escreveria hoje quando fosse atualizar esse blog. Dia seguinte ao OSCAR, só poderia falar de dele. Queria falar da visão feminina da premiação, de como nos interessamos pelo lado futil desse evento. Mas infelizmente terei de deixar de lado esse tema para outra ocasião. Digo infelizmente, porque o fato que me fez mudar o tema é lamentável.
Falo do acontecido no jogo GRÊMIO X JUVENTUDE, pelo campeonato Gaúcho, ontem à tarde, em Caxias do Sul e transmitido ao vivo para todo o estado pelas emissoras locais de TV, e posteriormente as imagens específicas percorreram todo o Brasil.
Falo da atitude cretina, mau-caráter, descriminatória, racista e amoral do zagueiro do Juventude, Antônio Carlos. O ato de fazer gestos sobre a cor da pele do jogador Jeovânio, do Grêmio, e chamá-lo de "macaco", não saíram da minha cabeça um instante, desde que as assisti ao vivo, durante a partida.
Como Ser Humano não consigo compreender como alguém consegue diferenciar alguém pela sua cor ou raça. Como essas pessoas podem imaginar que alguém é mais ou menos por suas características físicas?? Acho que nunca entenderei.
Juca Kfouri, um de meus ídolos profissionais, escreveu em seu blog, o texto que reproduzo aqui:
"Antonio Carlos, do Juventude, precisa ser banido do futebol. Suspensão só é pouco, por mais que esta possa ser longa e significar, na prática, o fim de sua carreira já perto de ser encerrada mesmo.
Mas, diferentemente de Desábato que foi vítima de demagogia sem precedentes, Antonio Carlos deve ser usado como exemplo, para que nunca mais aconteça algo parecido em gramados brasileiros." (http://blogdojuca.blog.uol.com.br).
Faço dele minhas palavras.
Estou feliz por um lado, que não se aceita mais no Brasil, esses fatos como algo comum que acontece. NÃO!!! Chega! Racismo é crime. A imprensa não está deixando passar esses acontecimentos, não foi apenas uma rixa com os argentinos o caso com o jogador Grafite do São Paulo, em 2005. Foi e está sendo o início de uma nova fase, em que nosso país não aceitará mais esse comportamento de ninguém. Estrangeiro ou brasileiro.
Sonho com um mundo livre dos preconceitos, de todos os gêneros, mas principalmente os raciais. O Brasil está dando uma grande passo, numa era onde a aquela seita racista, do sul dos EUA, à qual prefiro nem citar o nome, voltou a ser manchete de jornais. Onde a nova geração do racismo cresce na internet, e no mundo real, o Brasil mostra que é contra o preconceito racial, e abre a luta contra essa cultura lamantável.
Prisão para Antônio Carlos, é o minímo que podemos esperar. A vítima, o jogador Jeovânio, já denunciou ao Ministério Público o acontecido, e esperamos isso não passe despercebido, que seja tomada uma providência energica. Que não esqueçamos como fizemos com nossos escandalos políticos. Que a imprensa não deixe morrer o assunto, quando o tema esfriar.
Prisão e exclusão de Antônio Carlos do futebol é a atitude por menor que espero.

3 comentários:

Anônimo disse...

OI, Cris! Achei excelente o teu texto. Só acho que a punição deve também ser no campo jurídico, tanto cível, como penal. Isto é, ele deve ser condenado a pagar uma "gorda" indenização para o outro jogador, ora vítima do preconceito, e uma temporada prestando serviços comunitários em uma comunidade bem carente, com muitas pessoas negras a sua volta.

Anônimo disse...

Cris, é realmente revoltante tudo isso!!!! E oq me causa mais revoltas ainda é a impunidade neste nosso pa´s... espera só e daqui uns meses me diz oq aconteceu com o "agressor".
Muito bom texto! parabéns. beijos

Leandro Molina disse...

Em primeiro lugar quero dizer que adorei o blog. Quanto a atitude racista, é lamentável que esse pensamento ainda exista. Sabemos que isto é muito forte no Brasil, embora muitas pessoas não admitam. Se investigarmos, mais fatos como este irão aparecer. É triste uma sociedade onde o valor humano é definido pela cor da pele, do dinheiro....Chega de racismo, chega de hipocrisia!!! Nós humanos somos todos iguais e teremos o mesmo fim. Enquanto não houver consciência não haverá igualdade. Continue escrevendo. É sempre bom saber sua opinião. bjão