29.12.05

Dinheiro

Quem será que inventou o dinheiro?
Me pergunto isso sempre!
Me lembro de ter crecido com a minha mãe falando que dinheiro era uma invenção "do lá de baixo". Dizendo que queria ter vivido na época em que as pessoas viviam com troca e não dinheiro. Sempre disse que ele aumentava uma caracteristica básica do ser humano, a ambição, mas que quando em grande quantidade tem poder destrutivo.
Quando o assunto é dinheiro, não existe amigo, família, amor, muito menos respeito! As pessoas ficam cegas para o mundo, só enxergam o dinheiro.
Estou tocando nesse assunto porque meu salário entrou e nem vou ver a cor dele, e nem vou evoluir no pagamento de minhas contas, e nesse momento me questionei o porque do dinheiro existir, e me lembrei das palavras de minha mãe descritas acima. Fico preocupada porque assim como a maioria das pessoas, nos últimos tempos só penso em grana, bufunfa, pilas... Meu assunto é sempre esse! Os diálogos sempre os mesmo:
- Preciso pagar minhas contas;
- Deixa para a próxima, estou sem dinheiro;
- Preciso arrumar uma forma alternativa de ganhar dinheiro;
- Preciso de dinheiro para pagar a Unisinos...
E assim vai. Mas porque chegamos a esse ponto?
A falta de dinheiro acaba relacionametos estáveis, com a harmonia do lar, com amizades sólidas, relações entre irmãos...
As guerras são causadas pela ambição financeira! Pessoas escravizadas, exploradas, em nome do lucro dos grandes empresários. depois dessa breve reflexão, chego a conclusão de que viveriamos melhor sem ele.
Mas será?! Será que viveríamos sem moda? Sem consumismos? Será que acustumariamos com a troca por necessidade? Será... será...será...será?????
É... acho que o dinheiro hoje realmente é realmente um mal necessário!
Mas de uma utopia não abro mão: gostaria que a ambição e o capitalismo selvagens fossem sufocados, abolidos. Com isso seria um pouco mais fácil lidar com o dinheiro!
Mas realmente isso é uma utopia!!

Um comentário:

Fabrícia Reginato disse...

Vamos criar uma comunidade alternativa, onde as pessoas paguem com abraços, se alimentem só do que produzem e se vistam com fibras vegetais... que tal??? As pessoas seriam auto didatas, escolheriam uma profissão e aprenderiam pro si só e todo mundo seria feliz!!!!

Bjão amiga... um 2006 com tudo de muito bom pra ti!